• Home
  • cabelo cacheado
    • produtos
    • finalização
    • transição capilar
    • penteados
    • corte
    • inspiração
  • cronograma capilar
    • hidratação
    • nutrição
    • reconstrução
  • Life Style
    • beleza
    • intercâmbio
  • sobre
  • Contato
  • video

Cabelo cacheado: cronograma capilar, produtos, dicas | Manual dos Cachos

facebook google twitter youtube instagram pinterest
Oi gente, tudo bem?
Muita gente se pergunta porque usar óleo vegetal? Óleo mineral faz mal para o cabelo? Hoje vou responder a essas perguntas. 
Antes de tirarmos alguma conclusão, vamos primeiro conhecer os dois óleos.

Óleo mineral - derivado do petróleo, é incolor e sem cheiro. Também chamado parafina líquida, petrolato líquido ou silicone. É encontrado sozinho ou nos cosméticos. Quando a gente vê nos rótulos dos produto as palavras Paraffinum Liquidum ou Mineral Oil, este produto contém óleo mineral na composição. 

Ponto positivo 

Cria uma espécie de "cobertura" nos fios proporcionando restauração e brilho imediatos, deixando os cabelos macios e hidratados.

Pontos negativos

Com o tempo essa "cobertura" se torna uma máscara, o cabelo fica hidratado apenas por fora porque a água e os nutrientes não conseguem penetrar nessa cobertura, com o tempo se torna uma barreira causando uma obstrução na passagem dos nutrientes para a raiz, dificultando o crescimento dos cabelos;

Pode impregnar nos fios e no couro cabeludo, não saindo nem mesmo com aplicação de xampu, sendo necessário o uso do xampu anti-resíduos ou de limpeza profunda pelo menos 1 vez por mês;

Não é biodegradável, pode causar danos para o meio ambiente;

Óleo vegetal - é a gordura extraída das sementes ou outras partes das plantas, ou seja, são 100% naturais, não contém parafina líquida, petrolato líquido ou silicone;

Pontos positivos
É bem absorvido pela pele e proporciona uma hidratação mais profunda, nutrição e brilho para os fios;

Não causa obstrução dos poros permitindo a passagem de água e nutrientes para o crescimento das madeixas. 

É biodegradável e não polui o meio ambiente;

Ponto negativo

Precisa de várias aplicações para obter um melhor desempenho;

Conclusão

Como vimos, o óleo vegetal é um produto puro que deve ser preferido porque não obstrui a passagem de nutrientes. Já o óleo mineral não faz mal para os cabelos, apenas exige um cuidado maior na hora da lavagem.

Na minha humilde opinião, os dois são bons para os cabelos cacheados. Uso óleos vegetais apenas para fazer umectação, pois para aplicar o óleo diretamente no couro cabeludo prefiro optar por um produto mais puro.

Quase todos os cosméticos que usamos como cremes de pentear, ativadores de cachos e máscaras de hidratação, são compostos por parafina líquida e óleo mineral, particularmente nunca tive nenhum problema com isso.

Apenas quem quiser aderir á técnica de no/low poo deve evitar completamente os óleos minerais, que são os chamados produtos não liberados. Mas isso será assunto para um próximo post!!

O que achou? Se você gostou compartilhe!

                                                                                            
Share
Tweet
Pin
Share
6 comentários
Cabelos cacheados tingidos - Blog Manual dos Cachos

Oi gente, tudo bem? Nós mulheres estamos sempre mudando a cor dos cabelos, ruivas ficam morenas, morenas querem ser loiras e loiras ficam ruivas.

Mas a tintura danifica os fios, deixando-os ressecados e exige cuidados para manter a cor e o brilho vivos. E nem sempre é fácil fazer uma mudança radical de tonalidade. Por isso, a 
dica hoje é para ajudar a manter a cor por mais tempo. 

  • Tenha paciência, alcançar a cor desejada gradativamente pode ser a melhor saída para não danificar seus cachos; 
  • Comece hidratando bem os fios. Cabelos cacheados são naturalmente ressecados, hidrate as madeixas antes da tintura e faça hidratações semanais depois de tingir os cabelos para evitar o ressecamento e opacidade; Faça um cronograma capilar;
  • Se você quer clarear os fios e tem cabelo virgem, pode optar por descolorir antes. A descoloração tem objetivo de clarear os fios, deixando-os esbranquiçados para que recebam melhor a nova coloração;
  • Se tiver cabelos já tingidos e quer clarear a cor é indicado fazer uma decapagem. Ela é diferente da descoloração porque o foco não é clarear o cabelo, e sim, tirar a tinta "velha" para que o fio possa receber a nova coloração; Não deve ser feito em cabelos com alisamento e relaxamento;
  • Para escurecer a cor, não é preciso fazer nenhum desses processos;
  • Vermelho é a cor do inverno, mas muitas mulheres tem medo de aderir á tendência devido a dificuldade de alcançar a tonalidade desejada. Para manter o tom avermelhado use um tonalizante a cada 15 dias;
  • Use produtos indicados para cabelos coloridos. Principalmente o xampu e condicionador devem ser específicos para cabelos tingidos e evite lavar os cabelos com água quente;
  • Produtos finalizadores que contenham silicone ajudam a segurar a pigmentação, eles criam uma película protetora que ajuda a manter a cor intensa por mais tempo;
  • Use produtos com filtro solar. Excesso de sol somado á tintura deixa os fios ressecados. Se puder, evite secador demais, chapinha e baby liss, isso danifica os fios já fragilizados por causa da coloração;
  • Faça uma reconstrução capilar ou cauterização a cada 15 dias para recuperar os danos e ressecamento causados pela tintura;
E ai, qual a sua dica? Se você gostou, compartilhe!
                                                                                                                                                                                                       



     






    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    No comentários














    Oi geeente, tudo bem com vocês?

    Quem tem cabelos secos sabe que não é tarefa fácil tratar e cuidar diariamente deles não é mesmo? Eu tenho cabelos super secos e sei bem como é isso, mas será que cabelo seco e ressecado é a mesma coisa? E como tratá-los? 

    Bom, cabelos secos e ressecados são diferentes. O tratamento de recuperação é o mesmo, mas as causas não. É bom que elas sejam identificadas para ajudar na recuperação. 

    Cabelos secos

    Os cabelos secos tem uma deficiência de oleosidade natural devido a pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Isso causa diminuição da lubrificação dos fios, sendo uma característica genética do cabelo. 

    Cabelos secos são aqueles que mesmo sem ter passado por nenhum tratamento químico ou tintura acabam sendo mais volumosos, com frizz, fios rebeldes e opacos.

    Esse tipo de cabelo precisa de cuidados durante toda a vida. Fazer apenas uma hidratação não resolve, você precisa incluir no seu dia a dia produtos que contenham em sua fórmula proteínas ou óleos, que são os principais componentes para condicionar os fios. Você pode usar o cronograma capilar para te ajudar.

    Cabelos ressecados

    Já os cabelos ressecados são aqueles que passaram por algum processo que deixou os fios quebradiços, opacos, sem brilho e com pontas duplas e espigadas.

    Os principais responsáveis por esses danos são os agentes físicos: sol, vento, água do mar, piscina, poluição, chapinha, secador, água quente e os agentes químicos: alisamentos, relaxamentos e tinturas.

    Esse não é um estado permanente, ou seja, com alguns produtos e cuidados específicos, como diminuir o uso de química e chapinha, seu cabelo voltará ao estado normal. Muitas meninas que estão em transição tem esse problema, veja mais sobre transição aqui.

    Nutrição para cabelos secos e ressecados

    Não é apenas com máscaras de tratamentos e hidratação uma vez por semana que podemos devolver a oleosidade natural para os fios, outros produtos usados no dia a dia também tem essa importante função. 

    Os óleos finalizadores, por exemplo, são ótimos aliados, ajudando a devolver a gordura natural dos fios, deixando-os com brilho e macios. Queratina, ceramidas, vitamina A também ajudam a hidratar e recuperar os fios, assim como colágenos, proteína do trigo e aminoácidos. Veja dicas de hidratação para cabelos ressecados aqui.

    Importante: Evite produtos que contenham álcool ou sal em sua fórmula, esses componentes causam o ressecamento dos cabelos cacheados. 

    Sugestão de produtos 




    Se você gostou compartilhe!

    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    2 comentários
    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    2 comentários














    Oi gente, tudo bem?

    Vocês devem ter percebido que não faço tratamentos em salão de beleza. Quando chegava em um, me diziam: "nossa quanto cabelo você tem, precisa alisar ele não tem jeito. Faziam um corte reto que depois de seco ficava em formato de pirâmide, ou seja, não sabiam como cuidar de cachos e inventavam desculpas. Achava que a culpa era do meu cabelo que não era bom e quando fazia alguma coisa em salão me arrependia. 

    Passei a cortar eu mesma e cuidar dos cachos com hidratações caseiras de vegetais, frutas, plantas e produtos para cabelos cacheados. Mas nesse final de semana fui convidada a conhecer um salão especializado em cachos o Lunablu, depois disso minha opinião sobre tratamentos em salão de beleza mudou. 

    Como funciona

    Primeiro é feita uma avaliação para saber  as necessidades do cabelo e do que ele precisa. No meu caso foi feito um corte a seco pela Meire, que além de profissional também é cacheada, logo pensei, ela me entende!...haha. Isso foi ótimo para aumentar minha confiança. Eu pedi um corte em camadas, e ela disse que indica sim corte em camadas para cachos, ao contrário de outros cabeleireiros que não entendem nada do assunto!


    Depois fiz o tratamento Luna Cristal, uma cauterização com Ultrared – Ultrasson e Infravermelho. Indicado para fios muito danificados, porosos e com coloração. Com Queratina Vegetal, Proteínas da Seda, Trigo e Colágeno, LunaMatrix. Aumenta a resistência capilar, fecha a cutícula dos fios, promove fixação da cor, brilho e maciez. 

    Quem fez foi a Rosângela outra profissional cacheada, com as informações na ponta da língua e tirou todas as minhas dúvidas sobre o tratamento. 




    Para finalizar ela lavou meu cabelo, aplicou o Suave (creme de pentear próprio da linha Lunablu que vocês podem encontrar na loja virtual deles), depois secou com difusor.

    Cheguei achando que meu cabelo estava definido, só que não! Olhem o antes e depois, que diferença!! Adorei o resultado e tive 2 day after perfeitos.





    Eles atendem crianças também, encontrei várias princesas cuidando dos cachinhos, coisa mais linda! O tratamento que fiz foi oferecido como cortesia, quero agradecer a todas, em especial a Leila que me aguentou durante todo o processo. Com certeza indico e voltarei mais vezes. 




    Eles tem duas unidades em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Conhecei a unidade de Santo Amaro/SP. Dá uma olhadinha no site deles para ver os endereços e tratamentos oferecidos. Espero que tenha ajudado vocês. Se gostou compartilhe!


    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    27 comentários
    Blog Manual dos Cachos
    Oie gente,  tudo bem?

    A dica de hoje parece ser bem simples né? E você deve estar pensando: "dah que coisa idiota qualquer um sabe pentear o cabelo", mas você já parou para pensar se está penteando seus cachos corretamente?

    Pois é, pentear os cabelos é fácil, mas pentear corretamente é diferente. Quem nunca ficou com um nó nos cachos, com o pente embolado nos fios, dor no couro cabeludo de tanto puxar ou braços cansados tentando terminar de desembaraçar seu próprio cabelo ou das suas filhas?

    Eu mesma já maltratei muito meus fios até aprender a cuidar deles corretamente. Pensamos que estamos fazendo certo, mas acabamos danificando os fios por falta de cuidados simples, quer saber quais são esses cuidados?

    Tenha paciência - Antes de aprender a cuidar dos cachos desembaraçar era um fardo, penteava com pressa e puxando os fios. Então, a primeira e mais importante dica é: tenha paciência, delicadeza e cuidado na hora de desembaraçar seus cabelos.

    Comece pelas pontas - Sim, cabelo cacheado deve ser penteado de baixo para cima, primeiro você desembaraça as pontas, isso vai tirar os nós que ficam na parte de baixo com mais facilidade. Depois você escova a parte do topo da cabeça em direção ás pontas. Rápido fácil e indolor!

    Não pentear os fios secos - Nunca, nunca mesmo! Isso danifica os fios causando a quebra e o frizz, além de deixá-los armados, tirando os cachos e deixando os caracóis sem definição.

    Pentes e escovas - Usar pentes de dentes largos ajuda a evitar a quebra, tornando mais fácil desembaraçar os fios. Utilize escovas quadradas e não as redondas, estas devem ser usadas apenas para fazer escova (alisadora). As escovas quadradas permitem maior controle e menos atrito com o couro cabeludo.

    Use leave-in - Um grande aliado no cuidado dos cabelos cacheados e facilitador na hora de pentear as madeixas. Pode ser qualquer um que você prefira, creme de pentear, leite de pentear, óleo, modelador de cachos. O importante é que ele deixe os cabelos mais hidratados e fáceis de pentear. Aqui dicas para ajudar a escolher o creme de pentear ideal.

    Fitagem - A fitagem também é utilizada para desembaraçar e definir os cachos. Veja mais sobre fitagem aqui.

    Seguindo essas dicas não tem erro. Seus cabelos ficaram desembaraçados sem dor nem sofrimento. Se você gostou compartilhe!
                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    2 comentários
    reconstrução com queratina blog manual dos cachos


    Oi geente, tudo bom com vocês?

    Bom, na semana passada fiz uma reconstrução ótima nos meus cabelos e fiquei de contar para vocês, quem me acompanha nas redes sociais deve ter visto, eu demorei para postar porque gravei em video e estava editando, mas depois que terminei achei que ficou horrível..haha por isso vou escrever mesmo.

    Como eu fiz

    Usei a Keratina líquida da Kelma e a máscara de tratamento Reconstrução e Força da TRESemmé. Coloquei duas colheres do creme e mais duas colheres de sopa da queratina, misturei em um recipiente de plástico daqueles de fazer tintura mesmo.

    Depois é só aplicar nos fios mecha por mecha enluvando bem para espalhar o produto em todo o cabelo da raiz até as pontas. Deixei agir por 30 minutos usando uma touca plástica.

    O que eu achei

    Já usei outros produtos da marca TRESemé há algum tempo e odiei,  deixou meu cabelo  super ressecado, mas pode ter sido por uso incorreto.

    Dessa vez o resultado foi excelente.  O cabelo ficou super macio e hidratado, também ficou mais definido com cachos mais soltos e diminuiu o frizz.

    Eu comprei na farmácia e paguei R$ 17,00 reais, achei um pouco caro a princípio, mas ela é de 1 kg e como o tratamento de reconstrução é indicado para ser feito apenas a cada 15 dias, vai durar bastante. Vale a pena para quem quiser investir.  

    A queratina com certeza também teve grande efeito nesse sucesso todo. Usei uma que minha irmã comprou, acho que ela pagou R$ 10 reais em uma loja de cosméticos, mas no site da Kelma está ainda mais barato.

    Por que fazer reconstrução capilar? 

    Quem já leu esse post aqui sabe que o cabelo é composto por uma proteína chamada queratina e ao longo do tempo, por causa da ação natural do sol, vento, poluição e outras não tão naturais como lavar o cabelo incorretamente,  usar muita química,  ou aparelhos térmicos, etc, o fio vai perdendo essa queratina natural que é como uma capa protetora. 

    Com essa perda o cabelo fica enfraquecido,  quebradiço,  feio. Por isso precisamos repor essa queratina para recuperar os fios, o que muitas vezes não é possível conseguir fazendo apenas hidratação. Se você está em dúvida sobre a diferença entre hidratação e construção de uma olhadinha aqui 

    Espero que tenha ajudado. E se você gostou compartilhe!
    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    12 comentários
    Blog-manual-dos-cachos


    Oi gente, como vocês estão hoje?  Eu estou bem, apenas com um pouco de frio...haha

    Antigamente eu não gostava do inverno porque sofria com os lábios ressecados que com o tempo ficavam rachados e feridos, com aspecto esbranquiçado, era horrível vocês não tem ideia. E o pior, quem iria querer beijar uma boca horrorosa não é verdade?

    Eu ficava o tempo todo passando manteiga de cacau, aquelas de farmácia sabe? Mas o efeito dura pouco e ainda deixa a boca toda grudenta com um gosto ruim urrgg!!

    Enfim, foi ai que descobri o lip balm, é como um batom só que incolor e mais hidratante com cheirinhos diversos, você pode usá-lo para hidratar os lábios antes de usar aquele seu batom favorito. 

    Aqui tem umas opções legais para você escolher o seu

    Lip Balm - Blog Manual dos Cachos


    Espero que tenham gostado da dica e que ela ajude você a ter lábios super beijáveis!! 
    Se você gostou, compartilhe!
    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    No comentários


















    Oi gente, tudo bem?


    A inspiração de hoje é uma morena linda, e não é para menos já que Débora é descendente de africanos, italianos e índios. Começou a carreira de atriz no cinema protagonizando um curta-metragem chamado Cérbero, do diretor Gastão Coimbra, e na televisão, fez uma participação na novela Paraíso Tropical, como Elisa.

    Sua beleza foi o passaporte para participar da produção norte-americana The Incredible Hulk. No mesmo ano, foi destaque na novela Duas Caras, como Andréia Bijou, madrinha de bateria da escola de samba Nascidos da Portelinha, que tinha como destino ser mãe-de-santo.

    Dona de um dos hairs mais desejados das telinhas, (aquele tipo que pode ser facilmente texturizado), ela constuma usar os fios cacheadíssimo ou mais ondulados, e até estrelou uma campanha publicitária da L'Oréal Paris. É ou não é para se inspirar nesses caracóis?




                                                                                                                              
    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    No comentários
    Cronograma capilar para cabelos cacheados blog manual dos cachos

    Oi gente, tudo bem?

    Quando comecei a cuidar dos meus cachos tinha muita preguiça de fazer hidratação, nutrição e reconstrução então??? Ixxi..Isso eu nem fazia.

    Aos poucos fui descobrindo para que serve cada um desses tratamentos e percebi o quanto cada um deles é importante para ter cachos mais hidratados e bonitos.

    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    28 comentários
    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    No comentários


    Oi gente, tudo bem?

    Domingo que vem é dia das mães,  data oficial, porque na verdade dia das mães é todo dia não é? E como homenagem para a minha mãe vou compartilhar com vocês as dicas de beleza dela.

    Cuidados com os cabelos

    Gente vou contar um segredo para vocês,  minha mãe é alisada o: 
    E a química deixa os fios bem ressecados,  por isso, ela faz hidratação quase toda semana.
    O principal ingrediente que ela usa é a babosa ou aloe vera como muitos conhecem.

    Nós temos a sorte de ter um quintal onde é possível cultivar essa plantinha tão desejada, mas se você não tiver aí no seu quintal não se desespere, você pode encontrar a babosa em sua forma natural á venda em feiras livres.

    Receita de hidratação da mamis

    Você vai precisar de duas a três folhas da babosa, dependendo do comprimento dos seus cabelos, e meio copo de água. 

    Retire a casca da folha e com uma colher extraia o sumo da babosa, bata no liquidificador e vá adicionando a água até diluir todos os pedacinhos e está pronta a mistura.

    Aplique nos cabelos limpos, lavados apenas com xampu,  espalhe da raiz até as pontas e deixe agir por 45 minutos. Depois desse tempo lave os cabelos novamente apenas com condicionador e água fria.

    O resultado é um cabelo macio e com bastante brilho.  A babosa é excelente para fortalecer os fios e ajuda no crescimento das madeixas.

    Cuidados com a pele

    Cremes de hidratação para a pele são os preferidos dela, ela tem vários e usa todos os dias. Algumas vezes ela opta por fazer um esfoliante natural usando aveia e iogurte ou açúcar e iogurte natural. Esse esfoliante ajuda a retirar as células mortas deixando a pele macia e hidratada. Veja aqui como fazer o seu Day Spa em casa. 

    Essas são as dicas básicas da mamis, que não quis aparecer de jeito nenhum gente!!
    Feliz dia das mães para todas as mamães e se você gostou, compartilhe!!
    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    No comentários

    Share
    Tweet
    Pin
    Share
    No comentários
    Newer Posts
    Older Posts

    About me

    About Me


    Janaína Vítor
    Aqui eu compartilho um pouquinho do meu mundo. Viagens, intercâmbio, maquiagem e principalmente dicas de cuidados para cabelos cacheados ♥

    Follow Us

    Labels

    beleza corte crescimento capilar cronograma capilar cuidados diários finalização hidratação hidratação caseira inspiração cacheada Intercâmbio Lifestyle Moda nutrição penteados produtos para cabelo cacheado reconstrução resenha transição capilar video

    Mais lidos

    • Voltando aos cachos - como cuidar dos cabelos em transição
    • Como fazer o cabelo crescer mais rápido
    • Cronograma capilar sem mistérios

    Blog Archive

    • ►  2018 (11)
      • ►  fevereiro (7)
      • ►  janeiro (4)
    • ►  2017 (26)
      • ►  dezembro (8)
      • ►  julho (3)
      • ►  junho (2)
      • ►  maio (3)
      • ►  abril (7)
      • ►  março (3)
    • ►  2016 (39)
      • ►  dezembro (4)
      • ►  novembro (1)
      • ►  setembro (3)
      • ►  agosto (11)
      • ►  julho (2)
      • ►  junho (4)
      • ►  maio (2)
      • ►  março (1)
      • ►  fevereiro (9)
      • ►  janeiro (2)
    • ►  2015 (82)
      • ►  dezembro (2)
      • ►  novembro (2)
      • ►  outubro (4)
      • ►  setembro (5)
      • ►  agosto (5)
      • ►  julho (5)
      • ►  junho (7)
      • ►  maio (7)
      • ►  abril (9)
      • ►  março (12)
      • ►  fevereiro (5)
      • ►  janeiro (19)
    • ▼  2014 (86)
      • ►  dezembro (8)
      • ►  novembro (4)
      • ►  outubro (4)
      • ►  setembro (4)
      • ►  agosto (3)
      • ►  julho (7)
      • ►  junho (10)
      • ▼  maio (13)
        • Diferença entre Óleo Mineral e Óleo Vegetal
        • Guia prático de cuidados para cabelos cacheados ti...
        • Cabelos secos ou ressecados? Saiba a diferença e c...
        • Cronograma capilar - Etapa de hidratação
        • Cachos perfeitos com tratamento Lunablu
        • Dicas infalíveis para desembaraçar os cachos sem s...
        • Tratamento de Reconstrução para cabelos cacheados
        • Dica para não ficar com lábios ressecados no inverno
        • Inspiração cacheada - Débora Nascimento
        • Cronograma capilar sem mistérios
        • Cabelos cacheados - Penteados para arrasar
        • Especial dia das mães - dicas de beleza da mamis
        • Como ter cachos de diva
      • ►  abril (16)
      • ►  março (8)
      • ►  fevereiro (7)
      • ►  janeiro (2)
    • ►  2013 (18)
      • ►  dezembro (5)
      • ►  novembro (13)

    Curta no Facebook

    Seguidores

    SIGA O @MANUALDOSCACHOS

    Created with by BeautyTemplates