Cronograma capilar sem mistérios

by - 09:00:00

Cronograma capilar para cabelos cacheados blog manual dos cachos

Oi gente, tudo bem?

Quando comecei a cuidar dos meus cachos tinha muita preguiça de fazer hidratação, nutrição e reconstrução então??? Ixxi..Isso eu nem fazia.

Aos poucos fui descobrindo para que serve cada um desses tratamentos e percebi o quanto cada um deles é importante para ter cachos mais hidratados e bonitos.


A minha maior dúvida era: “como e quando fazer esses tratamentos?” Para ajudar a organizar tudo isso é que surgiu o cronograma capilar.

Veja Como salvar seu relacionamento

Demorei um pouco para entender o que era esse “bendito” cronograma e como funciona, acho que isso pode estar acontecendo com outras pessoas, por isso, segue uma explicação do que é o cronograma e como você pode montar o seu.

O que é cronograma capilar?


O cronograma capilar é um programa de 4 semanas de tratamento intensivo, durante esse programa você vai revesar entre os tratamentos de: hidratação, nutrição e construção.

Seguir o cronograma capilar ajuda a deixar os cabelos mais hidratados e com isso, mais definidos também, aqui tem mais dicas para deixar os cachos definidos.



1° passo - Cronograma capilar - Para que serve cada tratamento


De nada adianta sair como uma louca comprando várias máscaras capilares, gastar horrores em produtos, fazer hidratação todos os dias e depois pensar que não deu certo porque o produto não é bom! Já vi muitas reclamações desse tipo.

Primeiro precisamos entender o que é cada coisa. Tem um post aqui explicando melhor a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução. Dá uma olhadinha lá que eu te espero!

OK, leu tudinho? Então agora que você já sabe que a hidratação é responsável por repor a água dos fios certo?

A nutrição por sua vez fornece os nutrientes para o crescimento e fortalecimento da fibra capilar, e a reconstrução cria uma película que sela e protege os fios danificados.


2° passo - Como escolher os produtos para o cronograma capilar


Você não precisa ter um milhão de cremes para cada dia de tratamento, basta apenas ter três, 1 específico para reconstrução outro para hidratação e 1 para nutrição.

Você também pode transformar sua máscara de hidratação em máscara de nutrição acrescentando óleos vegetais ou manteigas.

Produtos para Hidratação
Que contenham vitaminas, extratos vegetais ou de frutas, sacarose (açúcares), mel; Tem dicas de hidratação aqui

Produtos para Nutrição
Que contenham manteigas, óleos vegetais e gorduras;
Veja dicas de receitas para fazer nutrição aqui.

Produtos para Reconstrução
Que contenham queratina, colágeno, arginina, creatina, proteínas hidrolisadas;
 


3° passo - Identificar o tratamento capilar ideal para seus cachos


Antes de montar seu cronograma é preciso identificar os pontos fracos do seus fios, uma dica é responder as perguntas abaixo:

Seu cabelo está sem brilho e maciez? Ele precisa de hidratação.
Ressecado, opaco e com pontas duplas? Está precisando de nutrição.
Quebradiço, fraco, muito frizz e com efeito elástico? Então ele precisa de reconstrução.


4° passo - Como montar seu cronograma capilar


Como funciona? Simples, escolha 3 dias da semana e faça 1 tratamento.
Vá alternando os tratamentos conforme a necessidade identificada na etapa 3. Faça isso durante 4 semanas.


Cronograma capilar oficial para cabelos cacheados blog manual dos cachos












Existe um cronograma oficial que você pode usar até conseguir identificar as
suas necessidades, mas lembre que cada cabelo é diferente e precisa de tratamentos diferentes, por isso, é legal que com o tempo você crie o seu próprio cronograma.

Vou explicar como eu faço o meu cronograma capilar

Ponto fraco: opaco, ressecado, quebradiço;
O que ele precisa: hidratação, nutrição, reconstrução;

Aqui está o meu cronograma, indico para quem tem cabelos ressecados.


Cronograma capilar manual dos cachos para cabelos cacheados blog manual dos cachos




Espero que essas dicas tenham ajudado e se tiver alguma dúvida me manda um e-mail ou nos comentários, que ficarei feliz em responder. Se você gostou compartilhe!

You May Also Like

28 comentários

  1. Caramba, fiquei um pouvo confusa, mas está bem explicadinho... É que estou no processo de transição, estou perdida, não sei quais produtos usar... Fazia selagem nele, depois de um ano,meu cabelo começou a cair, quebrar, ressecou completamente.. ou seja, tá um ó!!.. rsrs.. mas estou confiante.. e muito esperançosa peloa resultados.. meu cabelo era lindo... todo cacheado... Ja estou no 4º mês de transição. Muito obrigada pelas dicas.. e parabéns, seu blog é ótimo! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo parece confuso mesmo Poliana, mas é bem simples. Você pode comprar uma máscara de hidratação e misturar óleos nela para fazer uma nutrição. Só isso já vai te ajudar a ter uma melhora nos seus fios. Beijos

      Excluir
    2. eu também estou em processo de transição,tá dificil viu.. kk

      Excluir
  2. Hey Jana! Adorei seu blog! Gostaria de saber se você usa algum produto químico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado!! Eu não uso nenhuma química, fiz relaxamento apenas 1 vez, mas já tem muito tempo isso, agora está natural ;)

      Excluir
  3. Oi Jana, gostei muito das dicas,estou começando a tratar melhor os meus cachos, mas ainda tenho algumas dificuldades, tem como você me indicar alguns cremes de tratamento para hidratar, nutrir e restaurar, desde já agradeço. Adorei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariléia, muito obrigada fico muito feliz que tenha gostado! Os cremes que estou usando no momento são Hidramax Colágeno da Elseve para hidratação, Seda Óleo Hidratação para nutrição e Tresemmé para reconstrução, para mim estão funcionando bem ;)

      Excluir
  4. Olá Jana, vou iniciar meu cronograma na próxima semana....mas ainda tenho uma dúvida, tenho q lavar meu cabelo com xampu nesses 3 dias, será que não vai ressecá-lo ainda mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, o ideal é lavar com xampu antes da hidratação para abrir a cutícula do cabelo, assim o produto penetra mais facilmente no fio, como você vai hidratar depois não vai ficar ressecado, principalmente se você usar um xampu que contenha agentes hidratantes ou óleos ;) espero que dê tudo certo com seu cronograma . Beijão

      Excluir
  5. Bom dia Jana, tenho duvidas em relação ao shampoo e condicionador, eles precisam ser da mesma marca e da mesma linha que as mascaras para hidratação, nutrição e reconstrução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, não precisam ser da mesma marca não. O importante é que você use shampoo e condicionador que não resseque muito o cabelo, eu estou usando a linha seda keraforce e o head & shoulders que são bem hidratantes e tem sido ótimos. Espero ter tirado sua dúvida. Beijão

      Excluir
  6. Ola, o meu nome é keila e sou de Portugal, estava a procura de dicas para ajudar-me na minha transição e encontrei o teu blog seria possível deixar o seu email para eu entrar em contacto consigo ?sff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keila, tudo bem flor? Pode enviar para manualdoscachos@gmail.com
      Beijão

      Excluir
  7. oi jana,teu blog é massa,curti muito.
    vou começar meu processo de transição agora,e de inicio vou cortar meu cabelo(que está enorme,kk)um pouco abaixo dos ombros pois não quero deixá-lo muito curto. Você poderia me dar algumas dicas para esse inicio de transição?
    obrigada,bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por tomar essa decisão. Força que você consegue. Aqui tem um post com umas dicas legais. Beijão
      http://www.manualdoscachos.com/2014/11/5-dicas-para-voltar-aos-cachos-depois.html

      Excluir
  8. Oiie linda, amei seu blog, eu já estou a alguns meses sem fazer nenhuma química no meu cabelo e logo vou corta ele big chop, eu gostaria de saber sobre o cronograma... Se posso misturar junto com os cremes de hidratação mel, óleo extra virgem ou alguma outra coisa... Amei seu blog... Amei as dicas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ana, colocar mel e azeite na sua nutrição vai ajudar muito a deixar seu cabelo mais hidratado e com brilho. Beijão

      Excluir
  9. Oi jana quando eu começar a usar o cronograma capilar eu tenho que fazer mês após mês. .. ou tem que ter um intervalo? Tipo se eu quiser fazer durante seis meses direto ou sei lá um ano eu posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, até pode mas isso depende de como está seu cabelo, ás vezes hidratação em excesso faz o efeito contrário e deixa o cabelo feio. Sei que de meninas que fazem direto, mas o mais comum é fazer o cronograma por um mês como um "tratamento intensivo". Beijos

      Excluir
  10. Esse mel que você fala e o mel de cozinha normal, que a gente come com frutas por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mesmo Débora, é o mel de abelha normal que a gente consome. ;)

      Excluir
  11. oi Jana adorei suas dicas. Vou iniciar os tratamentos, pois, faz 2 meses que fiz progressiva e não quero fazer mais. obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  12. Oi Jana eu tenho uma dúvida em relação ao cronograma e não sei se você pode me ajudar... Eu sou universitária e passo o dia inteiro n faculdade (literalmente, meu curso é integral) e eu queria saber em que momento do dia é mais indicado de se fazer os tratamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, você pode fazer conforme seu tempo, pode fazer hidratação de 3 minutos no banho, pode fazer umectação noturna, enfim, basta identificar o que seu cabelo precisa e encaixar isso no seu cronograma ;)

      Excluir
  13. Oii..

    qual o tempo médio que posso deixar o produto no cabelo?

    ResponderExcluir
  14. Poderia me ajudar no meu cronograma?
    Não tô conseguindo fazer :/

    ResponderExcluir