• Home
  • cabelo cacheado
    • produtos
    • finalização
    • transição capilar
    • penteados
    • corte
    • inspiração
  • cronograma capilar
    • hidratação
    • nutrição
    • reconstrução
  • Life Style
    • beleza
    • intercâmbio
  • sobre
  • Contato
  • video

Cabelo cacheado: cronograma capilar, produtos, dicas | Manual dos Cachos

facebook google twitter youtube instagram pinterest

Oi gente, tudo bem com vocês? 

Eu já falei sobre a etapa de nutrição no cronograma capilar, certo? Hoje vou falar sobre o uso das manteigas vegetais na nutrição, como e porque usá-las. 

Todos os dias os nossos cabelos sofrem danos naturais causados pelo sol, vento, poluição, etc. Com esses danos os fios perdem seus nutrientes, vitaminas e lipídios. 

Por isso é necessário repor essas propriedades fazendo tratamentos de nutrição, para repor a oleosidade natural perdida. 

Por que usar manteiga vegetal na nutrição?

As manteigas vegetais são altamente emolientes proporcionado hidratação profunda e de longa duração com brilho extremo. 

Ajudam a combater o frizz, alinhando os fios diminuindo o aparecimento de pontas duplas, fortalecem a fibra capilar deixando as madeixas mais resistentes, o que evita a queda e ajuda no crescimento capilar. 

Quem pode usar?

Muita gente tem dúvidas sobre quem pode usar óleos e manteigas na nutrição, a reposta é qualquer pessoa pode. 

Cabelos danificados por processos químicos ou que estão em transição capilar, cabelos muito secos ou ressecados pedem uma boa nutrição com manteigas vegetais. 

Cabelos muito crespos, que são naturalmente opacos vão brilhar se receberem um bom banho de manteiga! E quem tem cabelos oleosos não precisa abrir mão desta maravilha, pois não vai aumentar a oleosidade natural. 

Como usar

Duas formas são as mais comuns, usar apenas a manteiga vegetal em todo o cabelo ou misturada com uma máscara de hidratação. Aqui tem um vídeo de uma nutrição muito boa que fiz usando manteiga. 


Sozinho - A manteiga vegetal vem em forma sólida, retire do recipiente apenas a quantidade necessária para a sua nutrição e aqueça por alguns segundos em banho maria para conseguir a forma líquida, aplique nos fios sujos mecha por mecha enluvando para espalhar bem. 

Depois de enluvar e aguardar o tempo de ação do produto, lave os cabelos com xampu e condicionador. Xampu?? Tá louca Jana? 

Não gente, como eu disse lá em cima, o efeito da hidratação com manteiga é mais profunda do que uma hidratação comum, por isso, você não precisa se preocupar, os efeitos não saem com uma lavagem e isso evita que seu cabelo fique com aspecto sujo e pesado. Também pode ser feita a umectação capilar noturna


Com uma máscara capilar - Aqui não tem segredo, retire do recipiente a quantidade a ser usada e aqueça por alguns segundos no microondas ou em banho maria para conseguir a forma líquida. 

Nunca coloque a mão diretamente no recipiente isso vai oxidar a manteiga e ela perde as propriedades nutritivas, também não coloque as sobras de volta no frasco. 

Misture a manteiga já derretida junto com a máscara e aplique nos cabelos sujos. Faça o processo de enluvamento, aguarde o tempo de ação e lave com xampu e condicionador.

Onde encontrar?

As manteigas vegetais podem ser encontradas em lugares que vendem produtos naturais para consumo ou especializados em cosméticos naturais como o site Sabão e Glicerina, na loja Lena Beauty você encontra a manteiga de argan que usei no último vídeo de nutrição, e tem algumas sugestão de tipos de manteigas que podem ser usadas e cada uma tem uma utilidade. 

Sugestão 

Manteiga de Karité - Composta por uma mistura de ácidos graxos e por tocoferóis, triterpenos, esteróides
e hidrocarbonetos. Fornece brilho e maciez aos cabelos;
Rica em Ácido Cinâmico atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele e dos cabelos contra raios UV.



Manteiga de Cacau - Rica em polifenóis, que são pigmentos naturais com atividade antioxidante, a manteiga de cacau também previne contra o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres formados no processo natural de envelhecimento. E é capaz de regenerar a fibra capilar  deixado-a macia e maleável.

Manteiga de Cupuaçu - O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C varrendo os radicais livres e vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5); 


Share
Tweet
Pin
Share
12 comentários

Oi gente, tudo bem com vocês?

Quem me acompanha nas redes sociais deve ter visto que eu estava viajando, fui para Salvador/Ba. Gente, que lugar maravilhoso, terra das cacheadas. Nunca vi tantas cacheadas juntas, sério mesmo!

Foi tudo lindo, mas quando voltei para Sampa meu cabelo estava detonado. Foi muito sol, piscina, mar, vento, tantas emoções que o cabelo não aguentou. Ele ficou super ressecado, cheio de friz e com aspecto opaco. Para resolver esse problema eu resolvi usar uma nutrição bem pesada que desse jeito nele. Fiz duas aplicações na mesma semana e o resultado foi evidente., melhorou 100%.
Por isso, quero compartilhar com vocês a receita dessa nutrição maravilhosa. Lembrando que na primeira aplicação o cabelo já fica super macio e com brilho, mas é preciso fazer várias aplicações para ter um resultado ainda melhor. Receita  1 colher de manteiga de argan (aqui nessa loja você encontra o produto usado)  1 colher de óleo de coco (usei esse aqui) 1 tampinha de glicerina líquida bidestilada Misture tudo e aplique no cabelo sujo, deixe agir por no mínimo 1 hora. Depois lave com shampoo e condicionador. Você pode substituir por qualquer óleo, também pode usar qualquer tipo de manteiga vegetal.



Share
Tweet
Pin
Share
5 comentários
Blog Manual dos Cachos

Oi gente, tudo bem com vocês?

O post de hoje é com certeza o mais pedido por que muitas meninas querem voltar a ter o cabelo natural e deixar de usar química. 

Como eu nunca tive química no cabelo e não passei por esse problema, pesquisei muito sobre transição capilar para ajudar vocês.  

Aqui temos algumas dicas, mas saibam que não é um processo fácil, leva tempo e exige foco e dedicação. 

Se você pensar em desistir de voltar ao seu cabelo natural e achar que é mais fácil continuar alisando, lembre-se que outras meninas conseguiram e você também consegue. 

Química nunca mais

A primeira coisa é parar de vez de usar produtos químicos, sem alisamento, progressiva, nada de relaxamento e qualquer outra coisa. 

Você pode até passar chapinha e fazer escova, mas o ideal mesmo é parar de usar também, pois o uso de aparelhos de calor em excesso pode danificar ainda mais o cabelo.

Tratamentos caseiros

Após processos químicos os cabelos ficam muito frágeis, quebram com facilidade, perdem o brilho, ficam sem força e por isso crescem mais lentamente. 

Para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis e ajudar no processo de crescimento é preciso caprichar nos tratamento para recuperar os fios como hidratação, nutrição  e reconstrução. 

Você pode até fazer o cronograma capilar. O importante e manter os fios com a oleosidade controlada, para que eles não fiquem ressecados e sem nutrientes. 

Veja mais como fazer o cronograma capilar para cabelos cacheados


O produto certo

O maior problema para quem está passando pela transição é que o cabelo fica com duas texturas. Aí você não sabe se alisa a raiz cacheada com a chapinha ou se tenta cachear as partes alisadas com babyliss não é verdade? 

Uma dica legal é investir em produtos que deixam os fios mais maleáveis como ativadores de cachos. Eles não conseguem cachear a parte alisada, mas ajudam a definir os cachinhos que estão querendo aparecer. Tem mais sugestões de produtos aqui. 

Veja mais Transição capilar: produtos para ajudar na definição 


Ajudinha extra

Para ajudar a disfarçar o problema das pontas que não ficam cacheadas, você pode usar a texturização . 

Essa técnica não usa nenhum tipo de química por isso não danifica o cabelo e você pode usar sempre que quiser, ela ajuda a igualar as madeixas deixando todo o cabelo cacheado.

Eu já fiz no meu cabelo usando rolinhos, mas você pode fazer com bigudins, bobs, tranças, existem várias formas de fazer, aqui tem algumas dicas.

Vitamina T

A última sugestão é apostar na vitamina T, para quem não sabe é T de tesoura! O Big Chop ou grande corte em tradução livre, é um corte radical para tirar toda a parte com química. 

Na minha opinião isso deveria ser a primeira coisa, mas muitas meninas preferem não cortar o cabelo, então tente as outras alternativas e vá cortando aos poucos, isso é muito importante para deixar seu cabelo mais forte e saudável e você consegue cuidar melhor do cabelo que está nascendo.

Veja mais como fazer o cabelo cacheado crescer mais rápido

Gente, é isso, espero muito que tenham gostado e que essas dicas possam ajudar vocês. Beijão


Share
Tweet
Pin
Share
5 comentários

Oi gente, tudo bem com vocês?

Outro dia eu comentei no facebook que tinha descoberto o segredo dos cachos da Ray, lembram? 

Então hoje nesse vídeo eu falo um pouco sobre isso, e falo sobre esse creme de pentear maravilhoso que estou usando atualmente, quer saber porque ele é tão maravilhoso? Então dá uma olhadinha nesse vídeo! 


Share
Tweet
Pin
Share
5 comentários
Newer Posts
Older Posts

About me

About Me


Janaína Vítor
Aqui eu compartilho um pouquinho do meu mundo. Viagens, intercâmbio, maquiagem e principalmente dicas de cuidados para cabelos cacheados ♥

Follow Us

Labels

beleza corte crescimento capilar cronograma capilar cuidados diários finalização hidratação hidratação caseira inspiração cacheada Intercâmbio Lifestyle Moda nutrição penteados produtos para cabelo cacheado reconstrução resenha transição capilar video

Mais lidos

  • Voltando aos cachos - como cuidar dos cabelos em transição
  • Como fazer o cabelo crescer mais rápido
  • Cronograma capilar sem mistérios

Blog Archive

  • ►  2018 (11)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2017 (26)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (3)
  • ►  2016 (39)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (11)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (9)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2015 (82)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (12)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (19)
  • ▼  2014 (86)
    • ►  dezembro (8)
    • ▼  novembro (4)
      • Como usar manteiga vegetal na nutrição dos cabelos...
      • Nutrição potente para cabelos muito ressecados
      • 5 dicas para voltar aos cachos depois do alisamento
      • Testei - Pantene Creme de Pentear Cachos Definidos
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (16)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2013 (18)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (13)

Curta no Facebook

Seguidores

SIGA O @MANUALDOSCACHOS

Created with by BeautyTemplates